quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PROJETO: ILUSTRAÇÕES DE MÚSICAS INFANTIS

Área(s) do Conhecimento: Língua Portuguesa e Arte

Cursistas responsáveis: Elisabete Souto Barbosa

Orientação: Denise Maria Milan Tonello

Série: 1º ano do Ensino Fundamental

Tempo previsto: Um mês

Justificativa:

A música está presente em todas as culturas e nas mais diversas situações. Precisamos trabalhá-la porque é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. Através dela, as aulas se tornam mais alegre, descontraídas, além disso, a música favorece a aprendizagem de maneira espontânea. Além disso, é uma arte que podemos interpretar tanto na oralidade quanto na linguagem escrita.

Os trabalhos de Arte devem transformar emoções, sentimentos, conceitos, valores, significados culturais e sociais, desenvolvendo assim a sensibilidade, percepção, imaginação e finalmente a criação. Deverão ampliar a capacidade criativa dos alunos e possibilitar que eles conheçam a linguagem artística e tenham um olhar sensível para o mundo, aprendendo a representá-lo.

Então, através das ilustrações, os alunos possuirão o desafio de se expressar e de se comunicar através se sua arte. Assim sendo, desenvolverá seu estilo pessoal, de maneira criativa.

Conteúdos:

1. Língua Portuguesa:

leitura e escrita espontânea e coletiva de listas, frases e de músicas conhecidas;

2. Arte:

  •  Ilustração;
  • Recorte e colagem;
  • Origami.
Materiais necessários:

  •  Papel dobradura;
  •  EVA;
  • Sulfite;
  •  Cola;
  •  Tesoura.
Bibliografia:

Pesquisa na Internet:

www.vagalume.com.br

www.letras.terra.com.br

http://www.painelcriativo.com.br/2009/01/22/dobraduras/

livros:

  • Origami
A divertida arte das dobraduras

Autor: William Gilbert

Editora: Nobel

  •  Ler e escrever
Livro de texto do aluno 2ª edição

Governo do Estado de São Paulo

Secretaria da Educação

Ano: 2008


ETAPAS PREVISTAS DE ATIVIDADES:

A professora fará o levantamento das cantigas mais conhecidas pelas crianças, a seleção e a pesquisa das letras. Durante a roda de conversa inicial terá o papel de escriba, confeccionando a lista das músicas no papel pardo. As cantigas serão reescritas também no mesmo tipo de papel. Sendo que, previamente, pedirá para que os alunos façam as escritas espontâneas das cantigas selecionadas. Sempre antes das atividades de Arte.

Além disso, também terá a incumbência de selecionar os materiais necessários previamente para a execução das atividades. A lista será afixada na parede da sala para que seja consultada diariamente até o término do projeto.


1º semana:

  1.  SEGUNDA-FEIRA:

Roda de cantiga: A professora cantará junto com os alunos a seguinte música: Atirei o pau no gato. Em seguida, ensinará a dobradura do gato e pedirá que eles a colem na folha onde fizeram a escrita prévia da cantiga e, por fim, que façam a ilustração da música.

    2.   SEXTA-FEIRA:

Roda de cantiga: A professora cantará junto com os alunos a seguinte música: O Pato de Toquinho. Em seguida farão a ilustração da música com desenho livre.


2º semana:

   1.    SEGUNDA-FEIRA:

Roda de cantiga: A professora cantará junto com os alunos a seguinte música: Borboletinha. Em seguida, ensinará às que façam a ilustração. Entregará a cada uma pedaços de EVA e um molde para que confeccionem uma borboleta.
  
   2.    SEXTA-FEIRA:

Roda de cantiga: A professora cantará junto com os alunos a seguinte música: Pirulito que bate bate.

Farão a ilustração com barbante e através do desenho livre.

3º semana:

   1.   SEGUNDA-FEIRA:

Roda de cantiga: A professora cantará junto com os alunos a seguinte música: A galinha do vizinho. Em seguida, farão a ilustração com desenho livre.

   2.   SEXTA-FEIRA:

Roda de cantiga: A professora cantará junto com os alunos a seguinte música: Meu pintinho amarelinho.

Em seguida, farão a ilustração com EVA e através do desenho livre.

4º semana:

  1.   SEGUNDA-FEIRA:

Roda de cantiga: A professora cantará junto com os alunos a seguinte música: Palhacinho de brinquedo. Em seguida, farão a ilustração de um palhaço, utilizando algumas formas geométricas estipuladas.


  2.  SEXTA-FEIRA:

Roda de cantiga: A professora cantará junto com os alunos a seguinte música: Jacaré passeando na lagoa. Em seguida, farão a ilustração através do desenho livre.

Produto final: Exposição dos livrinhos.

O QUE A PROFESSORA QUER QUE AS CRIANÇAS APRENDAM AO FINAL DO PROJETO:

LÍNGUA PORTUGUESA:

  •  Avançar nas hipóteses de escrita;
  • Ampliar os repertórios de palavras conhecidas;
  •  Refletir sobre a segmentação entre as palavras;
  •  Conhecer as características do gênero “ Música;
  • Noções de Rima.
ARTE:

  • Compreender e avaliar a importância da arte na historia do homem dentro do contexto histórico;
  • Aprender a ver, a interpretar, a analisar, a comparar, falar ou escrever sobre o que vêem, pensam e sentem;
  •  Valorizar e estimular o trabalho coletivo e o individual ao mesmo tempo;
  • Oferecer à criança a utilização de um maior número de atividades ou procedimentos: desenho, pintura, colagem, modelagem, gravura e outros;
  • Criar imagens e objetos com intenção de comunicar e expressar idéias;
  •  Entrar em contato com maior número possível de materiais, ferramentas e equipamentos no decorrer das etapas.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CANTINHO DO EDUCAR PARABENIZA OS EDUCADORES !!!!!!

MESTRE

O SEU VALOR ESTÁ NA LUTA DIÁRIA
NA PRÁTICA DA LEALDADE
NA BUSCA INCANSÁVEL PELO CONHECIMENTO.
ESTÁ NO FAZER
EDUCAÇÃO PARA TODOS
ESTÁ NO EDUCAR
PELO SOCIAL E PELA CIDADANIA.
O SEU VALOR ESTÁ
NA MULTIPLICAÇÃO DOS SABERES,
NO DOM DE ENSINAR
NO DISTRIBUIR SABERES.
O SEU VALOR ESTÁ NA BUSCA
PELO POSSÍVEL E PELO IMPOSSÍVEL.
NA FÉ QUE CONCRETIZA OS SONHOS.
O SEU VALOR ESTÁ NA BUSCA
POR UMA SOCIEDADE MELHOR.
NO TRABALHO COM PERSEVERANÇA
E NA COMPREENSÃO DO OUTRO.
ESTÁ NA PRÁTICA QUE PROMOVE A ESPERANÇA
COM AMOR
NOS CORAÇÕES DOS FUTUROS HOMENS.

BY ELISABETE SOUTO BARBOSA

15/10/10 ÀS 18:52

terça-feira, 12 de outubro de 2010

SAIBA COMO SURGIRAM ALGUNS BRINQUEDOS

Barbie – Boneca é modelo no mundo inteiro

De astronauta a vegetariana, quase todas as meninas já sonharam em ter uma Barbie em casa. A boneca foi apresentada ao público pela primeira vez em 1959 em Nova York e desde então é a preferida das meninas.

Bola – O brinquedo mais antigo do mundo

Quem nunca brincou de jogar bola? O objeto que embala sonhos de um dia ser famoso e rico por causa dos talentos em campo existe há mais de 6500 anos. As bolas eram feitas de crinas de animais ou fibra de bambu. A de futebol ficou conhecida no Brasil em 1894, quando Charles Miller veio ao País e implantou as regras do jogo.

Botão – Susto na escola!

No Brasil, o jogo de botão surgiu pela primeira vez em 1930 quando um aluno de uma escola no Rio de Janeiro inventou moda ao arrancar os botões da cueca para brincar na grande base de madeira. Mais tarde os meninos começaram a jogar as partidas com os botões das calças. A reação da escola: proibiram o brinquedo.

Carrinho - Da madeira ao metal

Os primeiros carrinhos eram feitos de madeira e surgiram com a criação dos automóveis pela indústria Renault. Atualmente, os carrinhos encontrados nas lojas são de plástico, de metal, ou acrílico. Os tradicionais de madeira também ainda podem ser encontrados.

Cata-vento - Inspirado nos moinhos de vento

O cata-vento teve sua criação estimulada pelos moinhos de vento, inventados para gerar energia e moer grãos. Há registros de que o brinquedo surgiu na China, antes de Cristo.

Soldadinhos de chumbo - Treinando para a guerra


Esses pequenos amiguinhos de muitos garotos eram brinquedos de guerra para jovens reis como Luís IX. Entre guerra e paz, no século XXI garotos também gostam de colecionar soldadinhos de chumbo e conservá-los como raridade, apesar dos soldadinhos de plástico serem maioria no pelotão.

Ursinho de pelúcia  - Amigos fofinhos

O primeiro bichinho de pelúcia que surgiu foi o Teddy Bear, em 1903 na Alemanha. O ursinho de pelúcia conquistou todo o mundo com sua simpatia. Hoje, esses bichinhos são uns dos preferidos da garotada.

Xadrez - Regras de 1550

O xadrez teve origem na Índia, onde recebeu o nome de chaturana . O jogo ficou conhecido na Europa no século XI levado pelos soldados que integravam os pelotões das Cruzadas. Até hoje as regras do xadrez são as mesmas de 1550.

Pokemon - Monstrinhos animados

Nascidos em 1995 no Japão, a turma de Picachu diverte crianças com as aventuras em Pallet Town. Os “monstrinhos de bolso” foram inventados por Satoshi Tajiri a partir dos jogos Game Boy.

CRÉDITOS: GRUPO PROFESSORES SOLIDÁRIOS

ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS

O Dia das Crianças no Brasil foi “inventado” por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de “criar” o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.

A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

CRÉDITOS: GRUPO PROFESSORES SOLIDÁRIOS

POEMA DIA DAS CRIANÇAS

VENHA, CRIANÇA!
VENHA APRENDER COMIGO!
DEIXA-ME APRENDER CONTIGO
NÃO SOU SEU ANJO AMIGO?
NÃO SOU SEU PROFESSOR?

ENTÃO VENHA, CRIANÇA!
VENHA VIAJAR COMIGO!
COMO NOS CONTOS DE FADAS...
VENHA SER MAIS UM PERSONAGEM
DAS HISTÓRIAS ENCANTADAS.
NÃO SOU SEU ANJO AMIGO?
NÃO SOU SEU PROFESSOR?

ENTÃO VENHA, CRIANÇA!
PEGUE EM MINHAS MÃOS
E TIRE OS PÉS DO CHÃO.
CONSTRUA CASTELOS
EM SUA IMAGINAÇÃO.
NÃO SOU SEU ANJO AMIGO?
NÃO SOU SEU PROFESSOR?

ENTÃO VENHA, CRIANÇA!
AJUDA-ME NESTA FANTASIA
VENÇA SUA REALIDADE.
VENÇA SEUS INIMIGOS.
VOCÊ NÃO ESTÁ MAIS SOZINHO.
NÃO SOU SEU ANJO AMIGO?
NÃO SOU SEU PROFESSOR?

ENTÃO VENHA, CRIANÇA!
EMBARQUE NESTA AVENTURA
DO MUNDO DO SABER.
APRENDA A LER E ESCREVER,
MAS LEVE NA BAGAGEM
AS NOSSAS BRINCADEIRAS.
SEJA CRIANÇA E VENHA COMIGO!
NÃO ESQUEÇA DESTE TEU AMIGO.
NÃO SABE QUE SOU SEU MESTRE?

EU APRENDO CONTIGO
VOCÊ APRENDE COMIGO
VENHA, CRIANÇA!
VENHA JOGAR BOLA COMIGO!
EU QUERO BRINCAR!
SEI QUE SOU ADULTO,
MAS GOSTO DE BRINCAR
E DE APRENDER,
ALÉM DE ENSINAR.
NÃO SOU SEU ANJO AMIGO?
NÃO SOU SEU PROFESSOR?
ENTÃO, VENHA!


BY ELISABETE SOUTO BARBOSA
09/10/10

sábado, 2 de outubro de 2010

BINGO DE NOMES

OBJETIVOS:

Conhecer as letras que compõem o nome próprio e o alfabeto;

Conhecer os nomes dos colegas e o seu próprio;

Valorização da necessidade da leitura e escrita do nome.

COMO JOGAR:

Distribuir a cada criança uma cartela com os nomes dos alunos escritos. Eles deverão marcar com um X nos nomes que começarem com as letras sorteadas e cantadas por um colega.

O ganhador do jogo será aquele marcar todos os nomes primeiro.

VARIAÇÃO:

Há vários tipos de bingos que podemos jogar com os alunos:

Bingo de letras;

Bingo de números;

Bingo de sílabas;

Bingo de palavras;

Bingo de tabuada;

Bingo de Multiplicação;

Bingo de Brinquedos.

DOMINÓ DE ADIÇÃO

OBJETIVO:
Estimular o cálculo mental e o raciocínio lógico.

COMO JOGAR:

Dividir a turma em duplas e distribuir os dominós. Todas as peças devem estar viradas para baixo, embaralhadas e divididas entre os jogadores. Um aluno inicia o jogo colocando uma peça no centro da mesa e o outro jogador deve procurar uma peça que contenha a resposta da adição ou o número que aparece no lado oposto . Assim que encontrá-la, deve encostar a peça na outra no jogo. Se o jogador não tiver a peça necessária deverá passar a vez ao parceiro do jogo. Vence a partida quem ficar sem nenhuma peça.

VARIAÇÃO DO JOGO:
Podemos fazer jogos de dominó de subtração, de multiplicação, de divisão ou até com a tabuada, podendo utilizar figuras para representar as quantidades.

Uma frase

O verdadeiro mestre ama o que faz. Por Elisabete Souto Barbosa

VÍDEOS INTERESSANTES

Cantinho dos autores - Breve histórico

Maurício de Sousa, O pai da Turma da Mônica

Maurício de Sousa nasceu no Brasil, numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel. Foi em outubro de 1935.
Seu pai era o poeta e barbeiro Antônio Maurício de Sousa. A mãe, Petronilha Araújo de Sousa, poetisa. Além de Mauricio, o casal teve mais três filhos: Mariza (já falecida), Maura e Márcio.
Em 1959, Maurício criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono Bidu e Franjinha e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista.
Nos anos seguintes, ele criaria outras tiras de jornal Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho e páginas tipo tablóide para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos.
Daí chegou o tempo das revistas de banca. Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.
Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países surgiram revistas com a Turma da Mônica.
Fonte de Pesquisa: http://www.turmadamonica.com.br/