segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Título do projeto: Meio Ambiente e reciclagem


Área(s) do Conhecimento: Ciências, Língua Portuguesa e Arte.

Cursistas responsáveis: Elisabete Souto Barbosa
Orientação: Denise Maria Milan Tonello            Série: 1º ano do Ensino Fundamental

Tempo previsto: Cinco semanas

Justificativa:

A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores são as chances de despertar a consciência pela preservação. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.

Portanto, é necessário desenvolver um projeto voltado para a conscientização dos alunos quanto à preservação do meio ambiente e sobre a necessidade da reutilização dos recursos naturais como contribuição consciente do cidadão. Além disso, trata-se de uma oportunidade das crianças desenvolverem suas habilidades artísticas e, sobretudo, terem condições de aprimorar o senso crítico.



Objetivos:



  • Esclarecer os conceitos de “Redução”, “Reutilização” e “Reciclagem”;

  • Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados;

  • Transformar o “lixo” urbano em brinquedos de forma simples e criativa;

  •  Promover uma orientação segura quanto ao uso da criatividade e adaptação de materiais úteis ao ensino de ciências e educação ambiental.

Conteúdos:



  •  Água: doce e salgada, ciclo, uso pelo ser humano;

  • Ação da água sobre o meio ambiente;

  •  Poluição e tratamento da água;

  • Durabilidade dos materiais;

  •  Destino do lixo;

  •  Reciclagem.

Estratégias:

  • Textos informativos;

  • Pesquisa;

  •  Levantamento de dados reais;

  •  Cartazes;

  • Trabalhos em grupos;

  • Rodas de conversas;

  •  Relatos.

Materiais necessários:

  • Papel pardo ou manilha;

  • Sulfite;

  •  Cola;

  • Tesoura;

  •  Cartolina;

  • Fotografias retiradas de jornais, revistas ou da Internet.

Bibliografia:

Parâmetros Curriculares Nacionais (Ciências Naturais).

Volume 4. MEC, 1997 – páginas 45 a 55

Parâmetros Curriculares Nacionais (Meio Ambiente e Saúde).

Volume 9. MEC, 1997

http://www.suapesquisa.com/reciclagem/

http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htm

ETAPAS PREVISTAS DE ATIVIDADES:

1ª Semana ( terça-feira): Iniciar o Projeto com a leitura compartilhada do texto “ O Único Planeta” de Bárbara James. Em seguida, propor uma roda de conversa sobre o texto lido. Fazer o levantamento dos pontos relevantes do texto lido junto com os alunos. O papel do professor será o de escriba, ou seja, fará o registro dos assuntos abordados numa folha de papel pardo ou manilha. E, também, solicitará aos alunos que façam a ilustração do texto.

Leitura compartilhada:

O ÚNICO PLANETA

A Terra é o único planeta conhecido que possui vida. Ela tem recursos e materiais que permitem que plantas e animais sobrevivam. Ela fornece água, ar, energia, alimento, minerais e remédios, assim como dispõe de sistemas de reciclagem, pelos quais os recursos são reutilizados. Ela mantém também nossa qualidade de vida – artes, ciências, recreação e crenças religiosas.

Os recursos e materiais, entretanto, são limitados e precisam ser usados com sabedoria e conservados. Os sistemas naturais da Terra são vitais, mas acabarão se forem sobrecarregados. A sobrevivência e o bem-estar na Terra estão ligados ao meio ambiente. Nossa própria vida e a das futuras gerações dependem de que tratemos a Terra com cuidado e respeito.

(Bárbara James. Lixo e reciclagem.)

1ª Semana ( sexta-feira):

A professora passará o Filme: Wall-E de Walt Disney – Pixar 2008 para os alunos. Em seguida irá propor uma roda de conversa. A conversa poderá ser direcionada para uma discussão quanto ao futuro de nosso planeta. A professora comentará sobre a responsabilidade do homem neste processo e o que ele pode fazer para amenizar os estragos causados pela civilização ao longo dos últimos anos. Para isso mostrará fotografias para ilustrar o antes e o depois da ação do homem na natureza.

2ª Semana ( terça-feira): Pesquisa: Propor que os alunos procurem em revistas ou jornais fotografias que retratem a falta de respeito com a natureza e o acúmulo de lixo em lugares inadequados.

2ª Semana ( quinta-feira): Confecção de cinco cartazes com as fotografias que os alunos pesquisaram. A professora pedirá aos alunos que trabalhem em grupos. A classe será dividida em 5 grupos. Cada grupo deverá mostrar e comentar o cartaz que fizeram para os colegas.

2ª Semana ( sexta-feira ): A professora levará a música “ Herdeiro do Futuro” de Toquinho e Elias Andreato para a turma ouvir e em seguida irá propor a ilustração. A letra da música será dividida de maneira a facilitar a compreensão e a ilustração. No final, teremos cinco livros com sete páginas ilustradas. Cada grupo fará um livro.
3ª Semana ( terça-feira): Leitura compartilhada “ Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.”

Durante a roda de conversa, iniciará uma discussão sobre o que os cidadãos devem fazer para melhorar nossa qualidade de vida no futuro. O que fazer para diminuir o lixo. Entrar na questão da reciclagem.

Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.

Redução: Consiste em reduzir o lixo “evitando” a produção do resíduo. É possível evitar a produção do resíduo, por exemplo, utilizando produtos fabricados e embalados de forma diferente ou preferindo frutas e verduras frescas.

Reutilização: Significa encontrar uma nova serventia para um determinado produto, por exemplo, um pneu usado pode ser reaproveitado, apenas acrescentando a borracha gasta durante o seu primeiro ciclo de vida ( processo de recauchutagem ).

Reciclagem: A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. Para compreendermos a reciclagem, é importante “reciclarmos” o conceito que temos de lixo, deixando de enxergar como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado.

3ª Semana ( sexta-feira): Leitura Compartilhada “O que é sucata?”

Durante a roda de conversa propor que citem os brinquedos que podem ser produzidos com sucatas.

Os grupos deverão montar uma lista e poderão utilizar as letrinhas móveis para isso. Pedir aos alunos que tragam latinhas de refrigerante e meia de nylon velha para fazerem uma atividade em sala de aula.

O QUE É SUCATA?

Consumimos um grande número de produtos que vem em embalagens descartáveis. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, onde a maior parte dos produtos são inutilizados e jogados fora. Costuma-se chamar de sucata este

material, cujo destino é o lixo. Na realidade, sucata é matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade na construção de brinquedos e jogos. Fazendo a reutilização das sucatas estaremos contribuindo para a redução dos resíduos e ajudando a proteger os recursos naturais.

4ª Semana ( terça-feira): Confecção de um jogo de boliche.

Material: Latas de refrigerantes ou de cerveja, folhas de revistas, canetas coloridas, uma bola de borracha ou de meia.

Procedimento: Lixar as latinhas para a retirar as tampas. Depois, revesti-las com folhas de revistas. Enumere as latinhas e arrumá-las como num jogo de boliche. Durante as brincadeiras, cada criança arremessará a bola para derrubá-las. Verificar os números das latas tombadas para realizar a soma, a subtração ou a multiplicação dos números de acordo com o que foi combinado com a turma no início do jogo. Quem marcar mais pontos vence o jogo. Este jogo tem por objetivo fazer com que os alunos adquiram noções de quantidade, numerais, adição e subtração, além de incentivar o cálculo de distância e de velocidade.

4ª Semana ( sexta-feira): Confecção de chocalhos.

Material:

  •  1 garrafa de coca-cola pequena, grãos de arroz, de feijão ou de macarrão;
  •  Durex colorido para enfeitar.
Procedimento: Pegue os grãos e coloque dentro da garrafa. Decore a gosto usando os durex colorido.

5ª Semana ( terça-feira): Brincadeiras no pátio com os brinquedos fabricados.

Produto final: Exposição dos livros, dos cartazes e dos brinquedos.


O QUE A PROFESSORA QUER QUE AS CRIANÇAS APRENDAM AO FINAL DO PROJETO:

  • Compreensão dos perigos físicos, biológicos e sociais que enfrentam o planeta terra;
  •  Conscientização da importância do Meio Ambiente para a vida no Planeta;
  •  Compreender a gravidade dos problemas ambientais e de urgentes sugestões para sua solução;
  •  Reconhecer e conscientizar-se da necessidade de preservar a natureza para a melhoria da qualidade de vida;
  •  Identificar problemas ambientais causados pela ação do ser humano;
  •  Fazer uso dos recursos da natureza de maneira consciente;
  •  Disponibilidade e durabilidade dos recursos a partir da natureza;
  •  Valorizar e fazer uso da reciclagem;
  •  Transformar o “lixo” urbano em brinquedos de forma simples e criativa.

Nenhum comentário:

Uma frase

O verdadeiro mestre ama o que faz. Por Elisabete Souto Barbosa

VÍDEOS INTERESSANTES

Cantinho dos autores - Breve histórico

Maurício de Sousa, O pai da Turma da Mônica

Maurício de Sousa nasceu no Brasil, numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel. Foi em outubro de 1935.
Seu pai era o poeta e barbeiro Antônio Maurício de Sousa. A mãe, Petronilha Araújo de Sousa, poetisa. Além de Mauricio, o casal teve mais três filhos: Mariza (já falecida), Maura e Márcio.
Em 1959, Maurício criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono Bidu e Franjinha e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista.
Nos anos seguintes, ele criaria outras tiras de jornal Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho e páginas tipo tablóide para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos.
Daí chegou o tempo das revistas de banca. Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.
Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países surgiram revistas com a Turma da Mônica.
Fonte de Pesquisa: http://www.turmadamonica.com.br/