Área(s) do Conhecimento: Ciências, Língua Portuguesa e Arte.
Cursistas responsáveis: Elisabete Souto Barbosa
Orientação: Denise Maria Milan Tonello Série: 1º ano do Ensino Fundamental
Tempo previsto: Cinco semanas
Justificativa:
A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores são as chances de despertar a consciência pela preservação. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
Portanto, é necessário desenvolver um projeto voltado para a conscientização dos alunos quanto à preservação do meio ambiente e sobre a necessidade da reutilização dos recursos naturais como contribuição consciente do cidadão. Além disso, trata-se de uma oportunidade das crianças desenvolverem suas habilidades artísticas e, sobretudo, terem condições de aprimorar o senso crítico.
Objetivos:
- Esclarecer os conceitos de “Redução”, “Reutilização” e “Reciclagem”;
- Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados;
- Transformar o “lixo” urbano em brinquedos de forma simples e criativa;
- Promover uma orientação segura quanto ao uso da criatividade e adaptação de materiais úteis ao ensino de ciências e educação ambiental.
Conteúdos:
- Água: doce e salgada, ciclo, uso pelo ser humano;
- Ação da água sobre o meio ambiente;
- Poluição e tratamento da água;
- Durabilidade dos materiais;
- Destino do lixo;
- Reciclagem.
Estratégias:
- Textos informativos;
- Pesquisa;
- Levantamento de dados reais;
- Cartazes;
- Trabalhos em grupos;
- Rodas de conversas;
- Relatos.
Materiais necessários:
- Papel pardo ou manilha;
- Sulfite;
- Cola;
- Tesoura;
- Cartolina;
- Fotografias retiradas de jornais, revistas ou da Internet.
Bibliografia:
Parâmetros Curriculares Nacionais (Ciências Naturais).
Volume 4. MEC, 1997 – páginas 45 a 55
Parâmetros Curriculares Nacionais (Meio Ambiente e Saúde).
Volume 9. MEC, 1997
http://www.suapesquisa.com/reciclagem/
http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htm
ETAPAS PREVISTAS DE ATIVIDADES:
1ª Semana ( terça-feira): Iniciar o Projeto com a leitura compartilhada do texto “ O Único Planeta” de Bárbara James. Em seguida, propor uma roda de conversa sobre o texto lido. Fazer o levantamento dos pontos relevantes do texto lido junto com os alunos. O papel do professor será o de escriba, ou seja, fará o registro dos assuntos abordados numa folha de papel pardo ou manilha. E, também, solicitará aos alunos que façam a ilustração do texto.
Leitura compartilhada:
O ÚNICO PLANETA
A Terra é o único planeta conhecido que possui vida. Ela tem recursos e materiais que permitem que plantas e animais sobrevivam. Ela fornece água, ar, energia, alimento, minerais e remédios, assim como dispõe de sistemas de reciclagem, pelos quais os recursos são reutilizados. Ela mantém também nossa qualidade de vida – artes, ciências, recreação e crenças religiosas.
Os recursos e materiais, entretanto, são limitados e precisam ser usados com sabedoria e conservados. Os sistemas naturais da Terra são vitais, mas acabarão se forem sobrecarregados. A sobrevivência e o bem-estar na Terra estão ligados ao meio ambiente. Nossa própria vida e a das futuras gerações dependem de que tratemos a Terra com cuidado e respeito.
(Bárbara James. Lixo e reciclagem.)
1ª Semana ( sexta-feira):
A professora passará o Filme: Wall-E de Walt Disney – Pixar 2008 para os alunos. Em seguida irá propor uma roda de conversa. A conversa poderá ser direcionada para uma discussão quanto ao futuro de nosso planeta. A professora comentará sobre a responsabilidade do homem neste processo e o que ele pode fazer para amenizar os estragos causados pela civilização ao longo dos últimos anos. Para isso mostrará fotografias para ilustrar o antes e o depois da ação do homem na natureza.
2ª Semana ( terça-feira): Pesquisa: Propor que os alunos procurem em revistas ou jornais fotografias que retratem a falta de respeito com a natureza e o acúmulo de lixo em lugares inadequados.
2ª Semana ( quinta-feira): Confecção de cinco cartazes com as fotografias que os alunos pesquisaram. A professora pedirá aos alunos que trabalhem em grupos. A classe será dividida em 5 grupos. Cada grupo deverá mostrar e comentar o cartaz que fizeram para os colegas.
2ª Semana ( sexta-feira ): A professora levará a música “ Herdeiro do Futuro” de Toquinho e Elias Andreato para a turma ouvir e em seguida irá propor a ilustração. A letra da música será dividida de maneira a facilitar a compreensão e a ilustração. No final, teremos cinco livros com sete páginas ilustradas. Cada grupo fará um livro.
3ª Semana ( terça-feira): Leitura compartilhada “ Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.”
Durante a roda de conversa, iniciará uma discussão sobre o que os cidadãos devem fazer para melhorar nossa qualidade de vida no futuro. O que fazer para diminuir o lixo. Entrar na questão da reciclagem.
Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.
Redução: Consiste em reduzir o lixo “evitando” a produção do resíduo. É possível evitar a produção do resíduo, por exemplo, utilizando produtos fabricados e embalados de forma diferente ou preferindo frutas e verduras frescas.
Reutilização: Significa encontrar uma nova serventia para um determinado produto, por exemplo, um pneu usado pode ser reaproveitado, apenas acrescentando a borracha gasta durante o seu primeiro ciclo de vida ( processo de recauchutagem ).
Reciclagem: A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. Para compreendermos a reciclagem, é importante “reciclarmos” o conceito que temos de lixo, deixando de enxergar como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado.
3ª Semana ( sexta-feira): Leitura Compartilhada “O que é sucata?”
Durante a roda de conversa propor que citem os brinquedos que podem ser produzidos com sucatas.
Os grupos deverão montar uma lista e poderão utilizar as letrinhas móveis para isso. Pedir aos alunos que tragam latinhas de refrigerante e meia de nylon velha para fazerem uma atividade em sala de aula.
O QUE É SUCATA?
Consumimos um grande número de produtos que vem em embalagens descartáveis. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, onde a maior parte dos produtos são inutilizados e jogados fora. Costuma-se chamar de sucata este
material, cujo destino é o lixo. Na realidade, sucata é matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade na construção de brinquedos e jogos. Fazendo a reutilização das sucatas estaremos contribuindo para a redução dos resíduos e ajudando a proteger os recursos naturais.
4ª Semana ( terça-feira): Confecção de um jogo de boliche.
Material: Latas de refrigerantes ou de cerveja, folhas de revistas, canetas coloridas, uma bola de borracha ou de meia.
Procedimento: Lixar as latinhas para a retirar as tampas. Depois, revesti-las com folhas de revistas. Enumere as latinhas e arrumá-las como num jogo de boliche. Durante as brincadeiras, cada criança arremessará a bola para derrubá-las. Verificar os números das latas tombadas para realizar a soma, a subtração ou a multiplicação dos números de acordo com o que foi combinado com a turma no início do jogo. Quem marcar mais pontos vence o jogo. Este jogo tem por objetivo fazer com que os alunos adquiram noções de quantidade, numerais, adição e subtração, além de incentivar o cálculo de distância e de velocidade.
4ª Semana ( sexta-feira): Confecção de chocalhos.
Material:
- 1 garrafa de coca-cola pequena, grãos de arroz, de feijão ou de macarrão;
- Durex colorido para enfeitar.
5ª Semana ( terça-feira): Brincadeiras no pátio com os brinquedos fabricados.
Produto final: Exposição dos livros, dos cartazes e dos brinquedos.
O QUE A PROFESSORA QUER QUE AS CRIANÇAS APRENDAM AO FINAL DO PROJETO:
- Compreensão dos perigos físicos, biológicos e sociais que enfrentam o planeta terra;
- Conscientização da importância do Meio Ambiente para a vida no Planeta;
- Compreender a gravidade dos problemas ambientais e de urgentes sugestões para sua solução;
- Reconhecer e conscientizar-se da necessidade de preservar a natureza para a melhoria da qualidade de vida;
- Identificar problemas ambientais causados pela ação do ser humano;
- Fazer uso dos recursos da natureza de maneira consciente;
- Disponibilidade e durabilidade dos recursos a partir da natureza;
- Valorizar e fazer uso da reciclagem;
- Transformar o “lixo” urbano em brinquedos de forma simples e criativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário