Projeto: Produção de peças teatrais
Justificativa:
Este projeto surgiu a partir da necessidade que os educandos apresentam em expressar suas idéias, conhecimentos e suas experiências.Todavia, visando explorar suas potencialidades e qualidades de forma genérica. Partindo do princípio que comunicação e expressão adquirem o sentido mais importante da formação do conhecimento e, que os educandos possuem dificuldades em desenvolver uma opinião com idéias significativas da realidade e em participar de situações que envolvam atividades grupais. É necessário criar situações nas quais despertem o senso de cooperação e de interação dos mesmos, visto que a sociedade exige que tenham versatilidade, dinamismo e a capacidade de trabalhar em equipe. A questão da leitura é um diferencial que, evidentemente, é primordial para a implementação deste projeto, pois colabora para que haja um estudo mais amplo em obras literárias, sempre levando em consideração o contexto histórico nas quais estão inseridas.
Objetivo:
Desenvolver nos alunos as seguintes habilidades:
• O hábito de leitura;
• A comunicação e a expressão de suas idéias;
• A ser capaz de desenvolver um pesquisa;
• A produzir um texto teatral;
• Ser espontâneo e saber trabalhar em equipe.
Público alvo:
Alunos do Ensino Médio – Educação de Jovens e Adultos.
Disciplinas envolvidas:
• Português e literatura;
• História;
• Educação Artística.
Período: Durante o ano letivo
Recursos materiais:
• Filmes sobre as obras;
• Filmes sobre literatura;
• Livros didáticos e paradidáticos;
• Materiais de Educação Artística para montagem de cenários;
• Figurinos (ficarão a critério dos educandos ).
Parcerias:
Excursões para o Memorial da América Latina, onde são apresentadas diversas peças teatrais baseadas em obras literárias e concertos musicais. Por serem gratuitas vêm a facilitar o acesso dos educandos aos espetáculos, pois os mesmos não dispõem de muitos recursos financeiros.
Responsável: Elisabete Souto
Procedimentos: Através da leitura de livros paradidáticos e da pesquisa do contexto histórico, os educandos produzirão peças teatrais que serão apresentadas em sala de aula.
Avaliação:
• Apresentação das peças teatrais;
• Cenário (criatividade);
• Participação;
• Avaliação dos textos teatrais produzidos;
• Avaliação escrita dos conceitos históricos e sobre as obras lidas.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
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Uma frase
O verdadeiro mestre ama o que faz.
Por Elisabete Souto Barbosa
VÍDEOS INTERESSANTES
Cantinho dos autores - Breve histórico
Maurício de Sousa, O pai da Turma da Mônica
Maurício de Sousa nasceu no Brasil, numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel. Foi em outubro de 1935.
Seu pai era o poeta e barbeiro Antônio Maurício de Sousa. A mãe, Petronilha Araújo de Sousa, poetisa. Além de Mauricio, o casal teve mais três filhos: Mariza (já falecida), Maura e Márcio.
Em 1959, Maurício criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono Bidu e Franjinha e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista.
Nos anos seguintes, ele criaria outras tiras de jornal Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho e páginas tipo tablóide para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos.
Daí chegou o tempo das revistas de banca. Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.
Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países surgiram revistas com a Turma da Mônica.
Fonte de Pesquisa: http://www.turmadamonica.com.br/
Maurício de Sousa nasceu no Brasil, numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel. Foi em outubro de 1935.
Seu pai era o poeta e barbeiro Antônio Maurício de Sousa. A mãe, Petronilha Araújo de Sousa, poetisa. Além de Mauricio, o casal teve mais três filhos: Mariza (já falecida), Maura e Márcio.
Em 1959, Maurício criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono Bidu e Franjinha e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista.
Nos anos seguintes, ele criaria outras tiras de jornal Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho e páginas tipo tablóide para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos.
Daí chegou o tempo das revistas de banca. Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.
Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países surgiram revistas com a Turma da Mônica.
Fonte de Pesquisa: http://www.turmadamonica.com.br/
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