Área(s) do Conhecimento: LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE
Cursistas responsáveis: ELISABETE SOUTO BARBOSA E ELISÂNGELA DE MORAES OLIVEIRA
Orientação: Denise Maria Milan Tonello
Série: 1º ano do Ensino Fundamental
Tempo previsto: UM MÊS
Justificativa:
ESTE PROJETO FOI ELABORADO COM O INTUITO DE ATENDER ÀS SEGUINTES NECESSIDADES DE APRENDIZAGENS DOS ALUNOS: A AMPLIAÇÃO DA PRÁTICA DA ORALIDADE EM SALA DE AULA E, TAMBÉM, PARA PROPORCIONAR A VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, DA CULTURA DE NOSSO POVO E DA LITERATURA INFANTIL.
Conteúdos:
- LEITURA E EXPRESSÃO ORAL;
- CONTOS INFANTIS DIVERSOS ;
- CONFECÇÃO DE CARTAZES E PALITOCHES;
- PINTURA DE DESENHOS DOS PERSONAGENS DOS CONTOS.
Materiais necessários:
- LIVROS PARADIDÁTICOS;
- PAPEL CARTÃO;
- XEROX DE IMAGENS RELACIONADAS AOS CONTOS;
- PALITO DE SORVETE;
- LÁPIS DE COR;
- TESOURA;
- COLA.
- LIVRO DE HISTÓRIAS
TRADUZIDO POR ANA CECÍLIA DE BARROS
COMPANHIA DAS LETRINHAS;
- LER E ESCREVER
2ª EDIÇÃO – ANO 2008
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
ETAPAS PREVISTAS DE ATIVIDADES:
1. RODA DE CONVERSA PARA O LEVANTAMENTO DOS CONTOS DE FADAS CONHECIDOS PELOS ALUNOS E REGISTRO DOS TÍTULOS.
2. RODA DE CONVERSA PARA ESCOLHA DOS CONTOS DE FADA A SEREM TRABALHADOS. UM CONTO PARA CADA SEMANA DE DURAÇÃO DO PROJETO.
3. CONFECÇÃO DOS PALITOCHES E DOS CARTAZES JUNTO COM OS ALUNOS. ELES IRÃO PINTAR AS FIGURAS PARA SEREM COLADAS NOS CARTAZES, QUE SERÃO CONFECCIONADOS COM AS SEQUÊNCIAS DOS CONTOS SELECIONADOS.
4. LEITURA DE UM CONTO PELO PROFESSOR E LEVANTAMENTO DOS 10 PRIMEIROS ALUNOS QUE FARÃO AS CONTAÇÕES USANDO OS CARTAZES.
5. 1ª SEMANA DE CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS: A CADA DIA DOIS ALUNOS FARÃO AS CONTAÇÕES NA 1ª AULA.
6. LEITURA DE UM CONTO PELO PROFESSOR E LEVANTAMENTO DOS PRÓXIMOS 10 ALUNOS QUE FARÃO AS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS USANDO OS PALITOCHES.
7. 2ª SEMANA DE CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS: A CADA DIA DOIS ALUNOS FARÃO AS CONTAÇÕES NA 1ª AULA.
8. LEITURA DE UM CONTO PELO PROFESSOR E LEVANTAMENTO DOS ALUNOS QUE FARÃO AS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS USANDO OS CARTAZES.
10. ÚLTIMA SEMANA DE CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS: A CADA DIA DOIS ALUNOS FARÃO AS CONTAÇÕES NA 1ª AULA.
11. RODA DE CONVERSA: AVALIAÇÃO ORAL DO PROJETO.
Produto final:
DVD DAS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS.
O QUE A PROFESSORA QUER QUE AS CRIANÇAS APRENDAM AO FINAL DO PROJETO:
APRENDER A RECONTAR OS CONTOS, SEGUINDO A SEQUÊNCIA DOS ACONTECIMENTOS;
DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA E VALORIZÁ-LA COMO FONTE DE PRAZER;
APRENDER AS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DOS CONTOS TRADICIONAIS, ASSIM COMO O TIPO DE LINGUAGEM MAIS USUAL E AS EXPRESSÕES UTILIZADAS;
SABER ESCUTAR E PRESTAR ATENÇÃO DURANTE AS LEITURAS, ALÉM DE MANISFESTAR OPINIÕES, SENTIMENTOS OU EMOÇÕES SOBRE OS CONTOS TRABALHADOS.
Um comentário:
Elisabete passei para conhecer seu blog ele é fantástico muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Postar um comentário