Justificativa:
Faz-se necessário à elaboração de atividades que explorem os procedimentos de consulta no ambiente alfabetizador. Então precisamos oferecer diversos portadores de textos e de números. As consultas e as reflexões oferecem segurança e promove a busca pelo conhecimento. Principalmente que as que estimulem aprendizagens autônomas.
Objetivo:
• Reconhecer a utilização dos números no seu contexto diário;
• Formular hipóteses sobre escritas numéricas relativas a números familiares;
• Fazer contagens orais em escala ascendente(do menor para o maior) e descendente(no maior para o menor), contando de um em um;
• Identificar escritas numéricas relativas a números freqüentes, como os dias dos meses do ano etc.;
• Identificar os dias da semana e os meses do ano, explorando o calendário.
Data: De 13/09/2010 à 17/09/2010
Tempo Previsto: uma semana
Desenvolvimento
• Trabalhar com o calendário: Fazer junto com os alunos a localização do dia do mês e registrar na lousa. Comentar e discutir o calendário com eles, para que possam ter noções do presente, passado e futuro, ou seja, para que tenham noções de tempo;
• Trabalhar a quantidade de dias do mês, de Sábados, Domingos e Feriados;
• Propor atividades de localização de dados nas listas de numerais por extenso, dos dias da semana, nas tabelas e nos quadros de numerais. Assim como a localização dos dias das semanas e dos meses do ano;
• Propor atividades de localização de números na tabela, para que possam visualizar os sucessores e os antecessores, além de compreenderem o contexto de números maiores, menores ou iguais aos registrados na lousa e, posteriormente no caderno;
• Os alunos farão o registro das atividades no caderno em duplas produtivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário