sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ATIVIDADES: USO DO CALENDÁRIO E DO QUADRO DE NUMERAIS

( Os alunos poderão aprender a contar, a ler e escrever de forma contextualizada )

Justificativa:

Faz-se necessário à elaboração de atividades que explorem os procedimentos de consulta no ambiente alfabetizador. Então precisamos oferecer diversos portadores de textos e de números. As consultas e as reflexões oferecem segurança e promove a busca pelo conhecimento. Principalmente que as que estimulem aprendizagens autônomas.

Objetivo:

• Reconhecer a utilização dos números no seu contexto diário;

• Formular hipóteses sobre escritas numéricas relativas a números familiares;

• Fazer contagens orais em escala ascendente(do menor para o maior) e descendente(no maior para o menor), contando de um em um;

• Identificar escritas numéricas relativas a números freqüentes, como os dias dos meses do ano etc.;

• Identificar os dias da semana e os meses do ano, explorando o calendário.

Data: De 13/09/2010 à 17/09/2010

Tempo Previsto: uma semana

Desenvolvimento

• Trabalhar com o calendário: Fazer junto com os alunos a localização do dia do mês e registrar na lousa. Comentar e discutir o calendário com eles, para que possam ter noções do presente, passado e futuro, ou seja, para que tenham noções de tempo;

• Trabalhar a quantidade de dias do mês, de Sábados, Domingos e Feriados;

• Propor atividades de localização de dados nas listas de numerais por extenso, dos dias da semana, nas tabelas e nos quadros de numerais. Assim como a localização dos dias das semanas e dos meses do ano;

• Propor atividades de localização de números na tabela, para que possam visualizar os sucessores e os antecessores, além de compreenderem o contexto de números maiores, menores ou iguais aos registrados na lousa e, posteriormente no caderno;

• Os alunos farão o registro das atividades no caderno em duplas produtivas.

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Uma frase

O verdadeiro mestre ama o que faz. Por Elisabete Souto Barbosa

VÍDEOS INTERESSANTES

Cantinho dos autores - Breve histórico

Maurício de Sousa, O pai da Turma da Mônica

Maurício de Sousa nasceu no Brasil, numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel. Foi em outubro de 1935.
Seu pai era o poeta e barbeiro Antônio Maurício de Sousa. A mãe, Petronilha Araújo de Sousa, poetisa. Além de Mauricio, o casal teve mais três filhos: Mariza (já falecida), Maura e Márcio.
Em 1959, Maurício criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono Bidu e Franjinha e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista.
Nos anos seguintes, ele criaria outras tiras de jornal Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho e páginas tipo tablóide para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos.
Daí chegou o tempo das revistas de banca. Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.
Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países surgiram revistas com a Turma da Mônica.
Fonte de Pesquisa: http://www.turmadamonica.com.br/