quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PROJETO: ILUSTRAÇÕES DE MÚSICAS INFANTIS

Área(s) do Conhecimento: Língua Portuguesa e Arte

Cursistas responsáveis: Elisabete Souto Barbosa

Orientação: Denise Maria Milan Tonello

Série: 1º ano do Ensino Fundamental

Tempo previsto: Um mês

Justificativa:

A música está presente em todas as culturas e nas mais diversas situações. Precisamos trabalhá-la porque é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. Através dela, as aulas se tornam mais alegre, descontraídas, além disso, a música favorece a aprendizagem de maneira espontânea. Além disso, é uma arte que podemos interpretar tanto na oralidade quanto na linguagem escrita.

Os trabalhos de Arte devem transformar emoções, sentimentos, conceitos, valores, significados culturais e sociais, desenvolvendo assim a sensibilidade, percepção, imaginação e finalmente a criação. Deverão ampliar a capacidade criativa dos alunos e possibilitar que eles conheçam a linguagem artística e tenham um olhar sensível para o mundo, aprendendo a representá-lo.

Então, através das ilustrações, os alunos possuirão o desafio de se expressar e de se comunicar através se sua arte. Assim sendo, desenvolverá seu estilo pessoal, de maneira criativa.

Conteúdos:

1. Língua Portuguesa:

leitura e escrita espontânea e coletiva de listas, frases e de músicas conhecidas;

2. Arte:

  •  Ilustração;
  • Recorte e colagem;
  • Origami.
Materiais necessários:

  •  Papel dobradura;
  •  EVA;
  • Sulfite;
  •  Cola;
  •  Tesoura.
Bibliografia:

Pesquisa na Internet:

www.vagalume.com.br

www.letras.terra.com.br

http://www.painelcriativo.com.br/2009/01/22/dobraduras/

livros:

  • Origami
A divertida arte das dobraduras

Autor: William Gilbert

Editora: Nobel

  •  Ler e escrever
Livro de texto do aluno 2ª edição

Governo do Estado de São Paulo

Secretaria da Educação

Ano: 2008


ETAPAS PREVISTAS DE ATIVIDADES:

A professora fará o levantamento das cantigas mais conhecidas pelas crianças, a seleção e a pesquisa das letras. Durante a roda de conversa inicial terá o papel de escriba, confeccionando a lista das músicas no papel pardo. As cantigas serão reescritas também no mesmo tipo de papel. Sendo que, previamente, pedirá para que os alunos façam as escritas espontâneas das cantigas selecionadas. Sempre antes das atividades de Arte.

Além disso, também terá a incumbência de selecionar os materiais necessários previamente para a execução das atividades. A lista será afixada na parede da sala para que seja consultada diariamente até o término do projeto.


1º semana:

  1.  SEGUNDA-FEIRA:

Roda de cantiga: A professora cantará junto com os alunos a seguinte música: Atirei o pau no gato. Em seguida, ensinará a dobradura do gato e pedirá que eles a colem na folha onde fizeram a escrita prévia da cantiga e, por fim, que façam a ilustração da música.

    2.   SEXTA-FEIRA:

Roda de cantiga: A professora cantará junto com os alunos a seguinte música: O Pato de Toquinho. Em seguida farão a ilustração da música com desenho livre.


2º semana:

   1.    SEGUNDA-FEIRA:

Roda de cantiga: A professora cantará junto com os alunos a seguinte música: Borboletinha. Em seguida, ensinará às que façam a ilustração. Entregará a cada uma pedaços de EVA e um molde para que confeccionem uma borboleta.
  
   2.    SEXTA-FEIRA:

Roda de cantiga: A professora cantará junto com os alunos a seguinte música: Pirulito que bate bate.

Farão a ilustração com barbante e através do desenho livre.

3º semana:

   1.   SEGUNDA-FEIRA:

Roda de cantiga: A professora cantará junto com os alunos a seguinte música: A galinha do vizinho. Em seguida, farão a ilustração com desenho livre.

   2.   SEXTA-FEIRA:

Roda de cantiga: A professora cantará junto com os alunos a seguinte música: Meu pintinho amarelinho.

Em seguida, farão a ilustração com EVA e através do desenho livre.

4º semana:

  1.   SEGUNDA-FEIRA:

Roda de cantiga: A professora cantará junto com os alunos a seguinte música: Palhacinho de brinquedo. Em seguida, farão a ilustração de um palhaço, utilizando algumas formas geométricas estipuladas.


  2.  SEXTA-FEIRA:

Roda de cantiga: A professora cantará junto com os alunos a seguinte música: Jacaré passeando na lagoa. Em seguida, farão a ilustração através do desenho livre.

Produto final: Exposição dos livrinhos.

O QUE A PROFESSORA QUER QUE AS CRIANÇAS APRENDAM AO FINAL DO PROJETO:

LÍNGUA PORTUGUESA:

  •  Avançar nas hipóteses de escrita;
  • Ampliar os repertórios de palavras conhecidas;
  •  Refletir sobre a segmentação entre as palavras;
  •  Conhecer as características do gênero “ Música;
  • Noções de Rima.
ARTE:

  • Compreender e avaliar a importância da arte na historia do homem dentro do contexto histórico;
  • Aprender a ver, a interpretar, a analisar, a comparar, falar ou escrever sobre o que vêem, pensam e sentem;
  •  Valorizar e estimular o trabalho coletivo e o individual ao mesmo tempo;
  • Oferecer à criança a utilização de um maior número de atividades ou procedimentos: desenho, pintura, colagem, modelagem, gravura e outros;
  • Criar imagens e objetos com intenção de comunicar e expressar idéias;
  •  Entrar em contato com maior número possível de materiais, ferramentas e equipamentos no decorrer das etapas.

Nenhum comentário:

Uma frase

O verdadeiro mestre ama o que faz. Por Elisabete Souto Barbosa

VÍDEOS INTERESSANTES

Cantinho dos autores - Breve histórico

Maurício de Sousa, O pai da Turma da Mônica

Maurício de Sousa nasceu no Brasil, numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel. Foi em outubro de 1935.
Seu pai era o poeta e barbeiro Antônio Maurício de Sousa. A mãe, Petronilha Araújo de Sousa, poetisa. Além de Mauricio, o casal teve mais três filhos: Mariza (já falecida), Maura e Márcio.
Em 1959, Maurício criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono Bidu e Franjinha e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista.
Nos anos seguintes, ele criaria outras tiras de jornal Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho e páginas tipo tablóide para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos.
Daí chegou o tempo das revistas de banca. Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.
Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países surgiram revistas com a Turma da Mônica.
Fonte de Pesquisa: http://www.turmadamonica.com.br/