O voto é um ato de extrema importância para o futuro da nação, necessitando, portanto, de uma análise crítica das propostas e ideologia partidária de cada candidato. O presidente do Brasil tem a função de chefe do poder Executivo e de chefe de Estado, sendo a autoridade máxima do país. Nessas eleições, são nove candidatos que estão disputando a presidência do Brasil.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
LISTA DE CANDIDATOS A PRESIDENTE DA REPÚBLICA E DOS PARTIDOS
DILMA - PT
JOSÉ SERRA - PSDB
MARINA - PV
PLÍNIO ARRUDA - PSOL
LEVY FIDELIX - PRTB
IVAN PINHEIRO - PCB
JOSÉ MARIA EYMAEL - PSDC
ZÉ MARIA - PSTU
RUI COSTA - PCO
JOSÉ SERRA - PSDB
MARINA - PV
PLÍNIO ARRUDA - PSOL
LEVY FIDELIX - PRTB
IVAN PINHEIRO - PCB
JOSÉ MARIA EYMAEL - PSDC
ZÉ MARIA - PSTU
RUI COSTA - PCO
domingo, 26 de setembro de 2010
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES
1. Parlendas;
2. Contagem dos alunos diariamente;
3. Uso do calendário e do quadro de numerais.
Atividade 1 - Parlendas.
Propor brincadeiras no pátio para trabalhar as parlendas. Brincadeiras com corda, amarelinha e de roda. Podemos recitar, por exemplo, a parlenda "A Galinha do Vizinho" durante as brincadeiras de roda.
Atividade 2 - Contagem dos alunos diariamente.
Desde o início do ano, costumamos fazer a contagem diária dos alunos. Separamos por gêneros, somamos os resultados e registramos o total de alunos presentes no dia. Além desta atividade, levantamos os nomes e a quantidade dos alunos que faltaram. Fazemos coletivamente a lista seguindo a sequência numérica, registramos as palavras lacunadas na lousa , ora faltando as vogais, ora as consoantes. A maioria da sala já consegue completar a lista com as letras faltosas sem consultar a lista nominal fixada na sala.
Atividade 3 - Calendário e Tabela de numerais.
É fundamental que haja na sala de aula um ambiente alfabetizador, que ofereça aos alunos possibilidades de resolução de seus conflitos. Daí importância das tabelas, das listas, do alfabeto, do calendário, do quadro dos numerais cardinais entre outros fixados nas paredes da sala, para fins de procedimentos de consultas diárias. Além do calendário, tenho na parede as listas dos dias da semana e dos meses do ano, onde trabalho os numerais ordinais também.
Marcadores:
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
ATIVIDADES: USO DO CALENDÁRIO E DO QUADRO DE NUMERAIS
( Os alunos poderão aprender a contar, a ler e escrever de forma contextualizada )
Justificativa:
Objetivo:
Justificativa:
Faz-se necessário à elaboração de atividades que explorem os procedimentos de consulta no ambiente alfabetizador. Então precisamos oferecer diversos portadores de textos e de números. As consultas e as reflexões oferecem segurança e promove a busca pelo conhecimento. Principalmente que as que estimulem aprendizagens autônomas.
Objetivo:
• Reconhecer a utilização dos números no seu contexto diário;
• Formular hipóteses sobre escritas numéricas relativas a números familiares;
• Fazer contagens orais em escala ascendente(do menor para o maior) e descendente(no maior para o menor), contando de um em um;
• Identificar escritas numéricas relativas a números freqüentes, como os dias dos meses do ano etc.;
• Identificar os dias da semana e os meses do ano, explorando o calendário.
Data: De 13/09/2010 à 17/09/2010
Tempo Previsto: uma semana
Desenvolvimento
• Trabalhar com o calendário: Fazer junto com os alunos a localização do dia do mês e registrar na lousa. Comentar e discutir o calendário com eles, para que possam ter noções do presente, passado e futuro, ou seja, para que tenham noções de tempo;
• Trabalhar a quantidade de dias do mês, de Sábados, Domingos e Feriados;
• Propor atividades de localização de dados nas listas de numerais por extenso, dos dias da semana, nas tabelas e nos quadros de numerais. Assim como a localização dos dias das semanas e dos meses do ano;
• Propor atividades de localização de números na tabela, para que possam visualizar os sucessores e os antecessores, além de compreenderem o contexto de números maiores, menores ou iguais aos registrados na lousa e, posteriormente no caderno;
• Os alunos farão o registro das atividades no caderno em duplas produtivas.
Marcadores:
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
terça-feira, 31 de agosto de 2010
PROJETO QUE PRIORIZA A ORALIDADE
Título do projeto: CRIANDO E RECRIANDO HISTÓRIAS INFANTIS
Área(s) do Conhecimento: LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE
Cursistas responsáveis: ELISABETE SOUTO BARBOSA E ELISÂNGELA DE MORAES OLIVEIRA
Orientação: Denise Maria Milan Tonello
Série: 1º ano do Ensino Fundamental
Tempo previsto: UM MÊS
Justificativa:
Conteúdos:
Materiais necessários:
TRADUZIDO POR ANA CECÍLIA DE BARROS
COMPANHIA DAS LETRINHAS;
2ª EDIÇÃO – ANO 2008
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
ETAPAS PREVISTAS DE ATIVIDADES:
Área(s) do Conhecimento: LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE
Cursistas responsáveis: ELISABETE SOUTO BARBOSA E ELISÂNGELA DE MORAES OLIVEIRA
Orientação: Denise Maria Milan Tonello
Série: 1º ano do Ensino Fundamental
Tempo previsto: UM MÊS
Justificativa:
ESTE PROJETO FOI ELABORADO COM O INTUITO DE ATENDER ÀS SEGUINTES NECESSIDADES DE APRENDIZAGENS DOS ALUNOS: A AMPLIAÇÃO DA PRÁTICA DA ORALIDADE EM SALA DE AULA E, TAMBÉM, PARA PROPORCIONAR A VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, DA CULTURA DE NOSSO POVO E DA LITERATURA INFANTIL.
Conteúdos:
- LEITURA E EXPRESSÃO ORAL;
- CONTOS INFANTIS DIVERSOS ;
- CONFECÇÃO DE CARTAZES E PALITOCHES;
- PINTURA DE DESENHOS DOS PERSONAGENS DOS CONTOS.
Materiais necessários:
- LIVROS PARADIDÁTICOS;
- PAPEL CARTÃO;
- XEROX DE IMAGENS RELACIONADAS AOS CONTOS;
- PALITO DE SORVETE;
- LÁPIS DE COR;
- TESOURA;
- COLA.
- LIVRO DE HISTÓRIAS
TRADUZIDO POR ANA CECÍLIA DE BARROS
COMPANHIA DAS LETRINHAS;
- LER E ESCREVER
2ª EDIÇÃO – ANO 2008
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
ETAPAS PREVISTAS DE ATIVIDADES:
1. RODA DE CONVERSA PARA O LEVANTAMENTO DOS CONTOS DE FADAS CONHECIDOS PELOS ALUNOS E REGISTRO DOS TÍTULOS.
2. RODA DE CONVERSA PARA ESCOLHA DOS CONTOS DE FADA A SEREM TRABALHADOS. UM CONTO PARA CADA SEMANA DE DURAÇÃO DO PROJETO.
3. CONFECÇÃO DOS PALITOCHES E DOS CARTAZES JUNTO COM OS ALUNOS. ELES IRÃO PINTAR AS FIGURAS PARA SEREM COLADAS NOS CARTAZES, QUE SERÃO CONFECCIONADOS COM AS SEQUÊNCIAS DOS CONTOS SELECIONADOS.
4. LEITURA DE UM CONTO PELO PROFESSOR E LEVANTAMENTO DOS 10 PRIMEIROS ALUNOS QUE FARÃO AS CONTAÇÕES USANDO OS CARTAZES.
5. 1ª SEMANA DE CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS: A CADA DIA DOIS ALUNOS FARÃO AS CONTAÇÕES NA 1ª AULA.
6. LEITURA DE UM CONTO PELO PROFESSOR E LEVANTAMENTO DOS PRÓXIMOS 10 ALUNOS QUE FARÃO AS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS USANDO OS PALITOCHES.
7. 2ª SEMANA DE CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS: A CADA DIA DOIS ALUNOS FARÃO AS CONTAÇÕES NA 1ª AULA.
8. LEITURA DE UM CONTO PELO PROFESSOR E LEVANTAMENTO DOS ALUNOS QUE FARÃO AS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS USANDO OS CARTAZES.
10. ÚLTIMA SEMANA DE CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS: A CADA DIA DOIS ALUNOS FARÃO AS CONTAÇÕES NA 1ª AULA.
11. RODA DE CONVERSA: AVALIAÇÃO ORAL DO PROJETO.
Produto final:
DVD DAS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS.
O QUE A PROFESSORA QUER QUE AS CRIANÇAS APRENDAM AO FINAL DO PROJETO:
APRENDER A RECONTAR OS CONTOS, SEGUINDO A SEQUÊNCIA DOS ACONTECIMENTOS;
DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA E VALORIZÁ-LA COMO FONTE DE PRAZER;
APRENDER AS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DOS CONTOS TRADICIONAIS, ASSIM COMO O TIPO DE LINGUAGEM MAIS USUAL E AS EXPRESSÕES UTILIZADAS;
SABER ESCUTAR E PRESTAR ATENÇÃO DURANTE AS LEITURAS, ALÉM DE MANISFESTAR OPINIÕES, SENTIMENTOS OU EMOÇÕES SOBRE OS CONTOS TRABALHADOS.
domingo, 15 de agosto de 2010
VISITA À BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO EM SÃO PAULO
A programação da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo está excelente. Vale a pena conferir!
http://www.bienaldolivrosp.com.br/
Tive a oportunidade de participar de vários eventos culturais em 13 de agosto. Um dos espaços que apreciei muito foi o Volkswagem, o Palco Literário. Regina Duarte fez uma leitura interpretativa de um dos contos de Monteiro Lobato e, em seguida, interagiu com o público presente, respondendo as perguntas sobre sua carreira de atriz e sobre a importância da leitura para a formação dos cidadãos, além de comentar que os atores precisam ler e pesquisar muito para enriquecer seus personagens, ou seja, que não basta ter talento. Isso deve ser um hábito e que não adianta ler apenas quando for necessário. Diz que se inspirou em personagens de nossa literatura e em obras de Arte para criar e desenvolver seus personagens.
Nos estandes das editoras há muitas novidades, tais como: livros que proporcionam momentos lúdicos através de jogos tecnológicos, palestras, contação de histórias entre outros.
Para maiores informações clique no link abaixo:http://www.bienaldolivrosp.com.br/
JOGO - ESTANDER DA EDITORA POSITIVO
MAURICIO DE SOUSA - TURMA DA MÔNICA JOVEM
JOGO DO LIVRO O MENINO DA TERRA
DE ZIRALDO
DE ZIRALDO
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Uma frase
O verdadeiro mestre ama o que faz.
Por Elisabete Souto Barbosa
VÍDEOS INTERESSANTES
Cantinho dos autores - Breve histórico
Maurício de Sousa, O pai da Turma da Mônica
Maurício de Sousa nasceu no Brasil, numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel. Foi em outubro de 1935.
Seu pai era o poeta e barbeiro Antônio Maurício de Sousa. A mãe, Petronilha Araújo de Sousa, poetisa. Além de Mauricio, o casal teve mais três filhos: Mariza (já falecida), Maura e Márcio.
Em 1959, Maurício criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono Bidu e Franjinha e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista.
Nos anos seguintes, ele criaria outras tiras de jornal Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho e páginas tipo tablóide para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos.
Daí chegou o tempo das revistas de banca. Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.
Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países surgiram revistas com a Turma da Mônica.
Fonte de Pesquisa: http://www.turmadamonica.com.br/
Maurício de Sousa nasceu no Brasil, numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel. Foi em outubro de 1935.
Seu pai era o poeta e barbeiro Antônio Maurício de Sousa. A mãe, Petronilha Araújo de Sousa, poetisa. Além de Mauricio, o casal teve mais três filhos: Mariza (já falecida), Maura e Márcio.
Em 1959, Maurício criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono Bidu e Franjinha e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista.
Nos anos seguintes, ele criaria outras tiras de jornal Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho e páginas tipo tablóide para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos.
Daí chegou o tempo das revistas de banca. Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.
Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países surgiram revistas com a Turma da Mônica.
Fonte de Pesquisa: http://www.turmadamonica.com.br/