terça-feira, 24 de novembro de 2009

VÁRIOS SÍMBOLOS DO NATAL

PAPAI NOEL: REPRESENTADO PELO VELHINHO DE TRAJE VERMELHO E LOGAS BARBAS BRANCAS, QUE CARREGA NAS COSTAS UM GRANDE SACO CHEIO DE PRESENTES. é UM SÍMBOLO EUROPEU, INSPIRADO NA FIGURA DE SÃO NICOLAU, QUE, SEGUNDO A LENDA, ENTRA PELAS CHAMINÉS E COCA PRESENTES AOS PÉS DA ÁRVORE DE NATAL, NAS LAREIRAS, NOS SAPATOS E NAS MEIAS DAS CRIANÇAS.
ÁRVORE DE NATAL: COSTUME DE ORIGEM ALEMÃ, ESPALHADO PELO MUNDO INTEIRO. o PINHEIRO FOI ESCOLHIDO, PROVAVELMENTE PORQUE CONSERVANDO-SE VERE O AO INTEIRO, É ASSOCIADO À IDÉIA DE IMORTALIDADE.

SINOS: DESDE A ANTIGUIDADE, SEMPRE ESTIVERAM PRESENTES COMO MENSAGEIROS DAS BOAS E DAS MÁS NOTÍCIAS. SEU USO GENERALIZOU-SE E HOJE SÃO USADOS EM TODAS AS FESTAS E CERIMÔNIAS RELIGIOSAS. NO NATAL, TÊM SENTIDO ESPECIAL: ANUNCIAM O NASCIMENTO DO DEUS MENINO.

PRESENTES: O ATO DE DAR E RECEBER PRESENTES TALVEZ TENHA SE ORIGINADO DAS OFERENDAS DOS REIS MAGO A JESUS - OURO, INCENSO E MIRRA (RESINA AROMÁTICA DE UMA ÁRVORE).

ESTRELAS: SÃO SÍMBOLOS UNIVERSAIS DO NATAL. OS REIS MAGOS VIRAM A ESTRELA NO ORIENTE E A EGUIRAM PARA CHEGAR ATÉ JESUS, EM BELÉM, E ADORÁ-LO.

CARTÕES DE NATAL: SÃO DE USO RECENTE. HOJE, ENVIAM-SE CARTÕES A PARENTES E AMIGOS COM MENSAGEM DE ALEGRIA, PAZ, AMOR E PROSPERIDADE.

PRESÉPIO: REPRODUZ O NASCIMENTO DE CRISTO. GERALMENTE COMPÕE-SE DO MENINO JESUS DEITADO NUMA MANJEDOURA, MARIA, SÃO JOSÉ, OS PASTORES, ANIMAIS E TAMBÉM OS REIS MAGOS.
DICA DE LEITURA


O PARQUE JUBILEU ESTÁ EM FESTA E A DECORAÇÃO INCLUI A ÁRVORE MAIS BONITA DO MUNDO! MAS UMA TEMPESTADE HORRÍVEL TRAZ PROBLEMAS PARA O ANJINHO QUE FICA LÁ NO TOPO. PÉROLA, GIBA, POLI E TODA TURMA PRECISAM SE UNIR PARA SALVAR ESTA NOITE MÁGICA!
É UMA LEITURA MUITO INTERESSANTE. O ESPÍRITO DE COOPERAÇÃO ESTÁ PRESENTE NAS PÁGINAS DESTE LIVRO...
VALE A PENA CONFERIR!

Nenhum comentário:

Uma frase

O verdadeiro mestre ama o que faz. Por Elisabete Souto Barbosa

VÍDEOS INTERESSANTES

Cantinho dos autores - Breve histórico

Maurício de Sousa, O pai da Turma da Mônica

Maurício de Sousa nasceu no Brasil, numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel. Foi em outubro de 1935.
Seu pai era o poeta e barbeiro Antônio Maurício de Sousa. A mãe, Petronilha Araújo de Sousa, poetisa. Além de Mauricio, o casal teve mais três filhos: Mariza (já falecida), Maura e Márcio.
Em 1959, Maurício criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono Bidu e Franjinha e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista.
Nos anos seguintes, ele criaria outras tiras de jornal Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho e páginas tipo tablóide para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos.
Daí chegou o tempo das revistas de banca. Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.
Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países surgiram revistas com a Turma da Mônica.
Fonte de Pesquisa: http://www.turmadamonica.com.br/