terça-feira, 31 de agosto de 2010

PROJETO QUE PRIORIZA A ORALIDADE

Título do projeto: CRIANDO E RECRIANDO HISTÓRIAS INFANTIS

Área(s) do Conhecimento: LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE

Cursistas responsáveis: ELISABETE SOUTO BARBOSA E ELISÂNGELA DE MORAES OLIVEIRA

Orientação: Denise Maria Milan Tonello

Série: 1º ano do Ensino Fundamental

Tempo previsto: UM MÊS

Justificativa:

ESTE PROJETO FOI ELABORADO COM O INTUITO DE ATENDER ÀS SEGUINTES NECESSIDADES DE APRENDIZAGENS DOS ALUNOS: A AMPLIAÇÃO DA PRÁTICA DA ORALIDADE EM SALA DE AULA E, TAMBÉM, PARA PROPORCIONAR A VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, DA CULTURA DE NOSSO POVO E DA LITERATURA INFANTIL.

Conteúdos:
  • LEITURA E EXPRESSÃO ORAL;
  • CONTOS INFANTIS DIVERSOS ;
  • CONFECÇÃO DE CARTAZES E PALITOCHES;
  • PINTURA DE DESENHOS DOS PERSONAGENS DOS CONTOS.

Materiais necessários:

  • LIVROS PARADIDÁTICOS;
  • PAPEL CARTÃO;
  • XEROX DE IMAGENS RELACIONADAS AOS CONTOS;
  • PALITO DE SORVETE;
  • LÁPIS DE COR;
  • TESOURA;
  • COLA.
Bibliografia:

  • LIVRO DE HISTÓRIAS 
GEORGIE ADAMS
TRADUZIDO POR ANA CECÍLIA DE BARROS
COMPANHIA DAS LETRINHAS;

  • LER E ESCREVER
LIVRO DE TEXTO DO ALUNO
2ª EDIÇÃO – ANO 2008
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.

ETAPAS PREVISTAS DE ATIVIDADES:

1. RODA DE CONVERSA PARA O LEVANTAMENTO DOS CONTOS DE FADAS CONHECIDOS PELOS ALUNOS E REGISTRO DOS TÍTULOS.

2. RODA DE CONVERSA PARA ESCOLHA DOS CONTOS DE FADA A SEREM TRABALHADOS. UM CONTO PARA CADA SEMANA DE DURAÇÃO DO PROJETO.

3. CONFECÇÃO DOS PALITOCHES E DOS CARTAZES JUNTO COM OS ALUNOS. ELES IRÃO PINTAR AS FIGURAS PARA SEREM COLADAS NOS CARTAZES, QUE SERÃO CONFECCIONADOS COM AS SEQUÊNCIAS DOS CONTOS SELECIONADOS.

4. LEITURA DE UM CONTO PELO PROFESSOR E LEVANTAMENTO DOS 10 PRIMEIROS ALUNOS QUE FARÃO AS CONTAÇÕES USANDO OS CARTAZES.

5. 1ª SEMANA DE CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS: A CADA DIA DOIS ALUNOS FARÃO AS CONTAÇÕES NA 1ª AULA.

6. LEITURA DE UM CONTO PELO PROFESSOR E LEVANTAMENTO DOS PRÓXIMOS 10 ALUNOS QUE FARÃO AS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS USANDO OS PALITOCHES.

7. 2ª SEMANA DE CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS: A CADA DIA DOIS ALUNOS FARÃO AS CONTAÇÕES NA 1ª AULA.

8. LEITURA DE UM CONTO PELO PROFESSOR E LEVANTAMENTO DOS ALUNOS QUE FARÃO AS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS USANDO OS CARTAZES.

10. ÚLTIMA SEMANA DE CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS: A CADA DIA DOIS ALUNOS FARÃO AS CONTAÇÕES NA 1ª AULA.

11. RODA DE CONVERSA: AVALIAÇÃO ORAL DO PROJETO.

Produto final:

DVD DAS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS.

O QUE A PROFESSORA QUER QUE AS CRIANÇAS APRENDAM AO FINAL DO PROJETO:


  • APRENDER A RECONTAR OS CONTOS, SEGUINDO A SEQUÊNCIA DOS ACONTECIMENTOS;

  • DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA E VALORIZÁ-LA COMO FONTE DE PRAZER;

  • APRENDER AS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DOS CONTOS TRADICIONAIS, ASSIM COMO O TIPO DE LINGUAGEM MAIS USUAL E AS EXPRESSÕES UTILIZADAS;

  • SABER ESCUTAR E PRESTAR ATENÇÃO DURANTE AS LEITURAS, ALÉM DE MANISFESTAR OPINIÕES, SENTIMENTOS OU EMOÇÕES SOBRE OS CONTOS TRABALHADOS.



Um comentário:

Rodrigo Rocha disse...

Elisabete passei para conhecer seu blog ele é fantástico muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom

Uma frase

O verdadeiro mestre ama o que faz. Por Elisabete Souto Barbosa

VÍDEOS INTERESSANTES

Cantinho dos autores - Breve histórico

Maurício de Sousa, O pai da Turma da Mônica

Maurício de Sousa nasceu no Brasil, numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel. Foi em outubro de 1935.
Seu pai era o poeta e barbeiro Antônio Maurício de Sousa. A mãe, Petronilha Araújo de Sousa, poetisa. Além de Mauricio, o casal teve mais três filhos: Mariza (já falecida), Maura e Márcio.
Em 1959, Maurício criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono Bidu e Franjinha e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista.
Nos anos seguintes, ele criaria outras tiras de jornal Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho e páginas tipo tablóide para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos.
Daí chegou o tempo das revistas de banca. Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.
Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países surgiram revistas com a Turma da Mônica.
Fonte de Pesquisa: http://www.turmadamonica.com.br/